Nosso Portfólio

Energia Solar no Supermercado da Família

Representação minimalista de um painel fotovoltaico.

Módulos

144
Representação minimalista de um painel fotovoltaico.

Potência

52,56 kWp
Representação minimalista de um painel fotovoltaico.

Geração

6000 kWh/mês
Representação minimalista de um painel fotovoltaico.

Economia

R$ 4400,00 /mês

Possivelmente um dos melhores exemplos para os benefícios da energia solar em empresas pode ser visto em um supermercado. Devido ao consumo elevado deste tipo de empresa, pode se ver vários benefícios de uma só vez.

Nós conseguimos identificar rapidamente a principal fonte do consumo da energia em um supermercado. A refrigeração. Ligada 24 horas por dia, 7 dias por semana, a fim de se preservar os produtos congelados e perecíveis, esse consumo pode ser notório. Mas ele não é o único. Por analogia, pode se dizer que existe um cenário todo “por trás das cenas” que consome bastante energia. Mas esse consumo todo não é problema, afinal o espaço de um supermercado traz a possibilidade de uma área ampla para a geração de energia. Além disso, como vários comércios contam com uma boa área de estacionamento, também é possível a instalação de carports para gerar ainda mais energia.

Como a Energia Solar beneficia um Supermercado?

A geração própria de energia garante um conforto para todo o processo por trás de um comércio. Apesar do exemplo utilizado ser de um supermercado, diversos comércios podem se beneficiar da geração de energia fotovoltaica. Em um supermercado, além da refrigeração, podemos ver exemplos que podem se aplicar a diversas áreas. A princípio, podemos ver o conforto dos clientes. Com a geração própria, espaços grandes como o de um supermercado tem uma viabilidade maior para vários fatores. Desde uma boa iluminação, temperatura confortável e até sistemas de som que não precisem ficar no volume máximo para ter um alcance maior. A limpeza também é facilitada com equipamentos elétricos, deixando um ambiente mais limpo e higiênico para os clientes.

Porém, vamos ver um pouco mais pelo “por trás das cenas” do supermercado, e considerar os demais aspectos. Na logística, desde o recebimento da mercadoria, a armazenagem e as prateleiras, se tem vários componentes eletrônicos que facilitam a vida. Sistemas computadorizados, balanças, modelos de empilhadeiras, e até aparelhos para a leitura dos códigos de barras contam com energia. Enquanto isso, na parte da padaria e pães, contam-se com fornos elétricos. Embora a associação tradicional seja do produto assado no fogo, fornos elétricos tem os benefícios econômicos e uma facilidade para volumes diversos de produtos. No açougue para se pesar as carnes e frios, ou no hortifruti, se contam com balanças eletrônicas que podem imprimir as próprias etiquetas. Ainda no açougue, se usam diversos equipamentos para os cortes e preparos.

Conheça o Supermercado da Família em Bragança Paulista, um supermercado que usa energia sustentável e reduz as emissões de carbono!